quarta-feira, 24 de março de 2010

Os Dez Mais

Lançarei aqui no blog uma série de tópicos sobre as maiores empresas de alguns setores aqui no Brasil.

Para começar vou falar dos 10 maiores bancos do país, por ativos totais, - data base setembro/2009- são eles pela ordem:

  1. Banco do Brasil
  2. Itau
  3. Bradesco
  4. BNDES
  5. Caixa Economica Federal
  6. Santander
  7. HSBC
  8. Votorantim
  9. Safra
  10. Citibank
De cara podemos ver que dos dez, três são bancos públicos e outros três são bancos internacionais, demonstrando como o setor bancário brasileiro é diverso, isso pode explicar também o motivo da última crise financeira mundial não ter passado de uma "marolinha" aqui.

domingo, 7 de março de 2010

Imposto de Renda 2009 2010


Já está disponível no site da Receita Federal os programas necessários para a confecção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010 ano base 2009.

Para quem fez a declaração ano passado o programa não traz grandes alterações, aliás continua, ao meu ver, sendo um programa muito simples e de fácil utilização; além do programa existe também a possibilidade de fazer a declaração através do formulário em papel, formulário esse que não pode ser utilizado por quem possuía ano passado bens e direitos superiores a R$100.000,00, que obrigatoriamente tem que declarar através do programa digital.

Formulário de papel esse que será abolido no próximo ano, a receita busca com isso agilizar o processo de verificação das declarações.

Vale lembrar também que quem declarar através do formulário em papel e precisar ratificar a declaração deverá fazer isso exclusivamente através do formulário digital.

Outra novidade esse ano é que a receita organizou em seu site todas as informações referentes a declaração, servindo como manual/FAQ sobre quem deve fazer a declaração, como fazer a declaração, quais as perguntas mais frequentes entre outras.

Para baixar o programa da declaração e envio da declaração (no site é possível escolher qual o sistema operacional do programa, Windows, Linux MacOs, etc) clique aqui;

E para consultar o manual do IRPF clique aqui.