
Já está disponível no site da Receita Federal os programas necessários para a confecção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010 ano base 2009.
Para quem fez a declaração ano passado o programa não traz grandes alterações, aliás continua, ao meu ver, sendo um programa muito simples e de fácil utilização; além do programa existe também a possibilidade de fazer a declaração através do formulário em papel, formulário esse que não pode ser utilizado por quem possuía ano passado bens e direitos superiores a R$100.000,00, que obrigatoriamente tem que declarar através do programa digital.
Formulário de papel esse que será abolido no próximo ano, a receita busca com isso agilizar o processo de verificação das declarações.
Vale lembrar também que quem declarar através do formulário em papel e precisar ratificar a declaração deverá fazer isso exclusivamente através do formulário digital.
Outra novidade esse ano é que a receita organizou em seu site todas as informações referentes a declaração, servindo como manual/FAQ sobre quem deve fazer a declaração, como fazer a declaração, quais as perguntas mais frequentes entre outras.
Para baixar o programa da declaração e envio da declaração (no site é possível escolher qual o sistema operacional do programa, Windows, Linux MacOs, etc) clique aqui;
E para consultar o manual do IRPF clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário